iC-R - Intelligent Cranium o capacete mais completo

O capacete IC-R (Intelligent Cranium) é ainda um projecto. Mas não é por isso que deixa de ser ambicioso, e representa um produto completo e de muito interesse para os motociclistas.
Duas câmaras de video captam a imagem da estrada para trás, projetam-na numa viseira dupla de LCD que também escurece ao toque de um botão em menos de um segundo. 
Um sistema de audio integrado permite que via Bluetooth, exista conectividade com o telefone e com o GPS, enviar comandos por voz e comunicar com outros capacetes. Um sistema dedicado monitoriza o trânsito através de um LiDAR para alertar o motociclista em caso de perigo, se algum veículo de aproximar por detrás a velocidade elevada. O aviso é feito através de vibração e de LEDs instalados no interior, que se acendem em caso de possível colisão. As câmaras de vídeo são de cor integral e por serem duas eliminam completamente qualquer ângulo morto, pois garantem um ângulo de visão de 210º.



A viseira de LCD duplo, além de ter projectada a imagem recolhida pelas duas câmaras ainda pode projectar informações complementares provenientes do GPS, do Telemóvel, ou de qualquer outro sistema multimédia já que o iC-R disponibiliza uma plataforma de desenvolvimento de software para que as possibilidades sejam infinitas. O criador, Ambrose Dodson, não é motociclista, mas reparou que quem anda de moto, frequentemente tem de tirar os olhos da estrada para poder olhar para trás sem ser abalroado. Sobretudo ao mudar de direcção, no meio do trânsito. “ Vejo isto como um grande problema para os motociclistas, e então pensei o que é que podia fazer para tornar as motos mais seguras, tanto para os motociclistas como para mim, que num futuro próximo também quero começar a andar de moto pois é um desejo que já tenho há muito tempo.”

Em caso de falha de energia, a viseira, caso esteja em modo escuro, clareia imediatamente. E claro que toda esta electrónica consome bastante energia, por isso as baterias são fundamentais neste equipamento. No entanto a carga de electrões é suficiente para garantir o iC-R a funcionar por pelo menos oito horas. Para garantir uma maior autonomia, o iC-R inclui um painel solar que carrega as baterias. A calota exterior foi desenhada para ser extremamente aerodinâmica. Tudo isto por um preço que, na América, rondará os 1600 dólares. Neste momento corre uma campanha de “crowdfunding” na Indiegogo, e o início da produção do iC-R está previsto para 2017.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Etiqueta todo o terreno

Final de Motocross Nacional (Mx65) 2022 na Madeira