Test Drive - Mountain Gadget
Vou começar com um pouco de background pessoal. Quando fui à Mountain Gadget, a minha experiência em Enduro era inexistente. Apenas contou o fato de haver alguma prática no todo o terreno à cerca de 10 anos atrás.
Fui recebido pelo João Soares no seu estabelecimento, onde me apresentou às suas motas, 4 Hondas CRF 450. Seguiu-se um pequeno e pessoal briefing, onde perguntou-me sobre a minha experiência no Enduro, porque já sabia que tinha alguma no todo o terreno. Deu algumas dicas antes de nos colocarmos o equipamento de proteção, que ele forneceu como parte do pacote da experiência de Enduro.
Fui levado para um trajecto com algumas variáveis de dificuldade, afim de avaliar o meu grau de condução, para adaptar o resto do passeio de forma a tornar toda a experiência agradável. A ausência de contato com motas na terra por um grande período, deu sinal logo na primeira subida com alguma dificuldade. Foi feita uma pequena pausa, juntamente com algumas dicas do João Soares, de como ultrapassar alguns obstáculos. Optei por dar a volta maior pelo caminho mais fácil, porque não me sentia confiante e continuarmos o passeio.
A adaptação à Honda CRF 450 começou a melhorar, e por sua vez, a dificuldade de ultrapassar os desafios que apareciam começou a diminuir, sempre sob olhar atento do João Soares, para escolher os percursos que melhor se adaptassem à minha condução.
Já andei muito pelo nosso Arquipélago, mas confesso que neste passeio passei de mota em lugares que não fazia ideia que existiam, cuja paisagem da Natureza me roubava a atenção e respiração. Muitas vezes parecia que estava a andar pelo cenário do Parque Jurássico.
Uma pausa para almoçar no Santo da Serra, deu oportunidade de trocarmos mais impressões sobre este meu novo mundo nas duas rodas.
Na segunda parte do passeio, já quase totalmente adaptado à Honda CRF 450, o grau de dificuldade aumentou ligeiramente, e a sensação de adrenalina a 5 a 10 km/h, devido à técnica e equilibro necessário para contornar objectos e percursos, sempre com a sensação de segurança e ajuda do João Soares.
Quando percebi que estava na hora de voltarmos à "civilização", fiquei a pensar que esta nunca poderia ser a última vez que faria um passeio com a Mountain Gadget. No mesmo dia, recebi imensas fotos e vídeos que a Mountain Gadget registou.
Não tardou muito para repetir o passeio, desta vez com um amigo.
Apesar de estar a chover quase todo o passeio, tinha aprendido muito com a experiência anterior, graças à preciosa ajuda do João Soares. Agora tinha mais a noção da importância da posição corporal, quais as velocidades mais apropriadas para certas subidas e diferentes superfícies, etc. Consegui ultrapassar muito melhor os obstáculos, sempre incentivado com o apoio que me era dado. Agora aquele obstáculo que tive dificuldade no primeiro passeio, parecia agora cómico comparado com o que tinha aprendido desde então.
Este percurso foi um pouco mais técnico, que incluiu a entrada e saída com sucesso num pequeno ribeiro, que apesar de ter cerca de 3 dezenas de metros, proporcionou muita diversão a menos de 5 km/h. Agora com mais um elemento no grupo, foi possível sentir o quanto é importante o espírito de entreajuda do Enduro, e perceber as diferentes linhas de escolha nos percursos, e abordagens para ultrapassar determinados obstáculos.
Mais um dia que revelou ser muito bem passado, com novos percursos, novas paisagens e experiências adquiridas.
Quando dei por mim, estava a equipar-me pela terceira vez com a Mountain Gadget. Mas agora para experimentar as Huskvarnas 300 Tpi (2 tempos), recentemente adquiridas. As mesmas usadas por muitos pilotos de topo que correm no Mundial de Enduro.
As Huskvarnas 300 Tpi são bonitas, leves, potentes (quando precisamos de potencia) e com um binário impressionante. Inicialmente julguei que por serem a 2 tempos, a travagem de motor seria quase inexistente e aflitiva na hora de parar, mas superou as minhas expectativas. A condução é fácil e intuitiva, uma boa aposta da parte da Mountain Gadget.
A adaptação à mota demorou menos tempo, o fato de o terreno estar seco pela primeira vez desde que experimentei o Enduro, e o todo o conhecimento transmitido pelo João Soares, fez com que a terceira experiência fosse de longe a melhor. O poder do binário das Huskvarnas fez-se sentir de imediato, com a roda traseira sem perder tracção, cavalgava pelas subidas sem qualquer dificuldade. Nas descidas, a agilidade da moto e o poder de travagem dão confiança, que por sua vez aumentam a positividade de toda a experiência.
Este passeio começou à tarde, onde percorremos caminhos diferentes dos primeiros, vimos novas e bonitas paisagens e a última descida foi feita à noite sob a luz da lua e estrelas, com um deslumbre à distancia das luzes da civilização. Um fim espectacular para um dia espectacular de moto a meio da Natureza.
Com certeza haverão mais experiências no Enduro no futuro.

Em suma, as três experiências foram muito positivas, nos diferentes graus de dificuldade que tive oportunidade de testar. O João Soares além de saber praticar, sabe explicar e sabe enquadrar a nossa condução os percursos disponíveis por todo o Arquipélago. Este serviço é altamente recomendado a quem gosta das duas rodas e quer conhecer um novo Mundo. Com a ajuda preciosa do João Soares e a sua equipa da Mountain Gadget, terás certamente algo para aprender e recordar.
Ajuda-nos a fazer mais Test Drives como este, fazendo a reserva para a tua experiência de Enduro aqui.
Atenção: Existe uma grande probabilidade de usares os serviços da Mountain Gadget mais que uma vez.
Fotos gentilmente cedidas por Mountain Gadget.











Comentários
Enviar um comentário